sábado, 2 de julho de 2011

MANUEL DO AMARAL


Manuel do Amaral tinha a sua oficina no Paiço em Lavra.Começou por aprender mecânica indo com frequência às fábricas como a Casal,Famel e mais tarde a Sachs.
Mas sempre teve gosto pelas corridas e decidiu adquirir uma Stamir. Essa Stamir era essencialmente para ver o que o Sr.Miranda fazia no cilindro para este o copiar ou até tentar melhorar.
E assim foi, essa máquina correu mas o motor Casal de 5vel. que vinha equipado com ela não ajudava, principalmente a caixa.Então aproveitando a montagem equipou-a com um Zundapp,o que melhorou muito o andamento. O motor Sachs ainda era para alguns uma miragem.
Tentou sempre melhorar os seus conhecimentos indo inclusive a Vigo,para buscar algum material e também conhecimento principalmente da motos DERBI,que na altura tinham boas máquinas de Motocrosss.
Aproveitando ainda a Stamir também copiou o quadro e mandou fazer alguns para uso das suas máquinas e outros ainda chegou a vender.
Depois arranjou um motor Sachs e começou a equipar as suas máquinas.
Mas quando teve uma boa máquina não tinha piloto a altura acabando por desistir das corridas.
Guarda boas recordaçôes desse tempo,admirando como pilotos o Antonio Rodrigo e depois mais tarde José Carvalho que diz que nunca tinha visto ninguêm a andar em 50cc como ele.