Em Exposição, onde podemos ver mais duas motos de cross de construção própria.
Um dos mais importantes preparadores de Motos de Cross, que muito contribuiu para o desenvolvimento de motocross nacional, o Sr.Bernardino Torres de Catassol.
Sr. Torres a experimentar uma KTM 125 com motor Sachs.
Um dos mais importantes preparadores de Motos de Cross, que muito contribuiu para o desenvolvimento de motocross nacional, o Sr.Bernardino Torres de Catassol.
Começou a preparar motores em 1966, entre eles Kreidler;Alpino e Jlo.
No inicio começou na velocidade com a Flandria, onde equipou um motor com 7 velocidades.
Nos anos 70, prepara a primeira moto de cross uma Casal de 4 velocidades, o corredor era Manuel Baguim.
De 1970 a 1977 começa a construção própria de Motorizadas de Cross. Apesar de preparar muitas marcas de motores, ficou fiel ao Motor Sachs que o desenvolveu ao máximo,considerando "o motor mais fiável".
Como podem ver nas fotos acima, as suas máquinas eram preparadas utilizando o seguinte material e preparação:
- Quadro Artesanal
- Escora Artesanal
- Caixa Filtro de Ar Artesanal
- Suspensão Marzocchi
- Cubos Grimeca
- Amortecedores Traseiros Koni
- Aros Akront
- Escape Artesanal
- Carburador Bing 32
- Rotor Interno Motoplat
- Motor Sachs 6 velocidades, cilindro 40 mm com as seguintes modificações:Biela tipo Lâmina era «afiada»; cilindro preparado;era soldado na admissão uma peça com o diâmetro do carburador que utilizamos; saida de escape com 3 transferes; canais de admissão divididos;cambota modificada e carteres trabalhados.Todas estas modificações era para aproveitar ao máximo o motor.