domingo, 30 de novembro de 2008

FERNANDO NEVES

Em 1975, Fernando Neves tira a sua primeira licença desportiva de motocross júnior e o seu pai compra-lhe uma Simonini através de Elisio Fresco por pouco mais de 30.000$00 e as vitórias começam a surgir.
Em 1976, Fernando Neves vai a Maranelo em Itália para comprar a sua Segunda Simonini, conhecendo aí pessoalmente Enzo Simonini,de quem fica amigo.
As Simonini eram máquinas imbatíveis e em 1978 vence o primeiro título sénior 50cc e no ano seguinte fica em segundo.



sábado, 1 de novembro de 2008

ARC (Almerindo Ribeiro da Cruz)







O nome ARC , são as inicias do nome de Almerindo Ribeiro da Cruz.
O Sr.Almerindo Cruz possuia uma oficina de reparação de motorizadas que se situava em Algueirão, perto de Sintra.
Na década de 70, com a popularidade do Motocross a crescer por todo o país fez despertar a atenção do Sr. Almerindo, ficando este com a ideia de construir uma motorizada de competição.
O problema é que naquele tempo era extremamente difícil obter material para competição, este tinha que vir do estrangeiro, além de caro era difícil de arranjar, pois este tinha de entrar clandestinamente no país.
As primeiras experiências foram feitas com um quadro ‘Mondial’ todo transformado para acomodar um motor Sachs de 5 velocidades. A nível de suspensões era utilizada a clássica Ceriani com amortecedores da mesma marca.
Depois das horas de serviço é que eram construídas estas máquinas, onde a preparação do motor era cada vez mais elaborada. De uma forma diferente do habitual para a época, que se baseava no empirismo, o Sr. Almerindo socorria-se de toda a informação que conseguia obter para o desenvolvimento dos seus motores e escapes. Também os quadros eram cortados, reforçados, alterados no ângulo de incidência das suspensões, os braços oscilantes eram de fabrico próprio, enfim, tudo aquilo que podia transformar uma vulgar motorizada de estrada num modelo de competição.
Sempre fiel ao motor SACHS que adaptou em vários quadros, como o Gilera, o Fantic ou mesmo o da Honda Elsinore.