sábado, 11 de outubro de 2008

ANTÓNIO DA COSTA TAVARES




António da Costa Tavares, nasceu em 13 de Março de 1950.
A primeira corrida em que participou foi as 3 Horas da Picoa, no alto da Maia, corrida ganha pelo Abilio Fernando.
Correu com uma sachs V5 de estrada, só com algumas modificações,como curiosidade, refira-se que as principais diferenças entre a SIS- Sachs V5 de estrada e o modelo de cross eram; a roda da frente de 19' (Trás 17'), guarda lamas da frente "alto" e guiador mais alto e com uma travessa de reforço, e ausencia de instalação electrica.
Foi piloto oficial Sachs e EFS.
O piloto internacional que mais admirava era Joel Robert.
O piloto nacional que mais admirava era Antonio Rodrigo.
Foi o primeiro piloto Português a vencer uma prova internacional em Braga, nos anos 70.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

STAMIR (ANTONIO SOARES MIRANDA)

Mais um magnífico exemplar de uma STAMIR , com um motor Casal de 6 velocidades e um cilindro Zeta.

Este foi o ultimo modelo produzido pelo Sr. Miranda.
Uma máquina muito linda e com um motor Casal Huvo.
Quem ouviu esta máquina a trabalhar dizia que o seu som era infernal.





Algumas máquinas de construção própria:














Ao lado: Sr. Antonio Soares Miranda e Antonio Rodrigo, na sua Oficina.

MACAL

Anos 70-Pista de Salgueirô ( Casal d´Álvaro).






Foi na década de 70 que a Macal fez a sua primeira participação em provas de Motocross, na prova de Leça do Balio. José Torres Sousa , com o nº 59, surgiu aos comando de uma Macal M70 com motor Sachs de 5 velocidades, especialmente transformada para Motocross. O piloto obteve o 2º lugar final na prova.
No primeiro campeonato realizado, o piloto José Torres Sousa, sagrou-se Vice-Campeão Nacional no escalão de consagrados.
Após este primeiro ano, Isaac Caetano, criou uma estrutura integrada na secção de protótipos, onde desenvolveu novos quadros e acessórios, que após testados na competição, eram introduzidos nos modelos de produção corrente. Por exemplo, o modelo GTX derivou da 50cc com motor Sachs 50cc de 6 velocidades com que Torres Sousa se sagrou Campeão Nacional de Moto-Cross 50cc, classe consagrados com o nº 48.

Ao Lado: José Torres Sousa, 1º piloto oficial(cross e velocidade). Campeão Nacional de 50cc e 125cc consagrados.

FRANCISCO ALGARVE

1ª Prova Motocross Praias do Sado-1973



1º Lugar em Águeda em 1973


Francisco Algarve nasceu em 29 de Janeiro de 1953.Estreou-se no Motocross em Maio de 1970, numa prova não oficial, na pista de praias de Sado em Setubal. Foi campeão Nacional em 50cc e 125cc em 1973.O ano da 1ª prova já com licença desportiva (tirada na altura da corrida), foi em Agosto de 1971 em Sesimbra ficando em 7º Lugar. A pista que mais gostava era a de Casal d`Alvaro em Águeda, não só pela pista mas pelo ambiente á volta de toda a organização e pelo 3º Lugar arrancado com a máquina preparada pelo próprio e a deslocação feita para essa pista de comboio, com duas transferências de Carruagem e depois mudança para a linha do Vouga com comboio a Vapor e chegada a Águeda, com 2 graus negativos ao descarregar a moto, algo inacreditável.O piloto Nacional que mais admirava era António Tavares.
O piloto Estrangeiro que mais admirava e chegou a conviver com ele no campeonato do mundo em Barcelona, foi Joel Robert, pois era um piloto sem preconceitos nem vaidade.
O episódio que mais o marcou, foi numa prova em Coimbra se vencesse era Campeão Nacional, conseguiu vencer mas ficou sem gasolina, quando foi analisar o porquê, verificou que o tinham sabotado o tubo de gasolina.