sexta-feira, 3 de outubro de 2008

FRANCISCO ALGARVE

1ª Prova Motocross Praias do Sado-1973



1º Lugar em Águeda em 1973


Francisco Algarve nasceu em 29 de Janeiro de 1953.Estreou-se no Motocross em Maio de 1970, numa prova não oficial, na pista de praias de Sado em Setubal. Foi campeão Nacional em 50cc e 125cc em 1973.O ano da 1ª prova já com licença desportiva (tirada na altura da corrida), foi em Agosto de 1971 em Sesimbra ficando em 7º Lugar. A pista que mais gostava era a de Casal d`Alvaro em Águeda, não só pela pista mas pelo ambiente á volta de toda a organização e pelo 3º Lugar arrancado com a máquina preparada pelo próprio e a deslocação feita para essa pista de comboio, com duas transferências de Carruagem e depois mudança para a linha do Vouga com comboio a Vapor e chegada a Águeda, com 2 graus negativos ao descarregar a moto, algo inacreditável.O piloto Nacional que mais admirava era António Tavares.
O piloto Estrangeiro que mais admirava e chegou a conviver com ele no campeonato do mundo em Barcelona, foi Joel Robert, pois era um piloto sem preconceitos nem vaidade.
O episódio que mais o marcou, foi numa prova em Coimbra se vencesse era Campeão Nacional, conseguiu vencer mas ficou sem gasolina, quando foi analisar o porquê, verificou que o tinham sabotado o tubo de gasolina.