domingo, 15 de junho de 2008

COMO ALTERAR QUADRO CASAL K188

Se tem um quadro deste tipo e precisa de um excelente quadro para Cross, proceda do seguinte modo: A foto dá-lhe uma pequena ajuda.
Primeiramente de um dos lados do quadro corte o tubo, que vai do V formado por cima do eixo do braço oscilante à parte superior traseira(fixação original do amortecedor); corte dois tubos, encha-os com areia e depois dobre-os a calor de maçarico.
Solde-o a aparelho semi-automático de soldadura. O tubo onde cria a fixação superior dos amortecedores, fará um ângulo para diversas posições, desde os 45 aos 90º.
A fixação inferior dos amortecedores de 360mm, faz-se à frente do eixo da roda, no braço oscilante, tanto quanto for necessário ao curso dos amortecedores, para que a roda na posição superior não toque no guarda-lamas ( só o necessário, nada de exageros de altura da roda traseira).
Não se esqueça de ao criar a fixação avançada no braço oscilante, de dar certo reforço ao mesmo, para que este não lhe faça uma surpresa e quebre.
Substitua o sistema original da coluna, por rolamentos de roletos cónicos.
Este quadro é o mais válido que a Casal concebeu, já que a sua concepção se fundamenta em protótipo Holandês, realizado por um especialista chamado «Boele» e que data de 1972.
Alterando-lhe também o berço inferior podemos adaptar um motor Sachs.