quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A NOVA MACAL DE 50 DE CROSS

O novo protótipo Macal 50 cc. Na primeira foto podemos ver a maior largura da máquina, exceptuando os pedais, é no eixo da frente.Na segunda foto o filtro de ar de papel,evita o desgaste, enquanto o «guia» da corrente é fundamental para esta não sair depois de um salto.
Na terceira foto o quadro é integral de duplo berço, o escape é mais comprido e o carburador passou a ser de 24mm. Embora o colector de admissão seja extremamente curto, o preparador da máquina pretendia encurtá-lo ainda mais.
Esta Macal 50 de Torres de Sousa é a terceira geração de máquinas de cross concebidas pela fábrica Macal desde que se interessou pela modalidade em 1972.
O primeiro modelo com que José Torres ganhou o campeonato de 50 de consagrados em 1972, tinha por base o quadro de estrada da mesma máquina melhorado com suspensões Ceriani e equipados com motores Sachs. O peso desse conjunto era de 73 Kg com uma potência de 8 Hp ás 9000rpm.
Neste ano apareceu o novo modelo com quadro duplo berço integral e suspensões Marzocchi.A grande novidade foi a mudança de Motor, usando agora o motor Casal.
O peso das máquinas é de agora 63 Kg e o motor tem uma potência estimada de 9Hp às 9500rpm.
Este protótipo foi construido por Leonel de Sousa, tendo-se comseguido baixar o peso para 63 kg, esta diferença deve-se ao quadro construido em tubo de secção mais fina, selim mais leve e guarda-lamas em aluminio. O desenho do quadro manteve-se igual aos anteriores. O motor Casal 50cc desta máquina está equipado com um carburador DeLLorto de 24 mm do tipo cuba central.