sábado, 6 de março de 2010

MOTOCROSS EM VENDAS NOVAS

Nasci e vivi até a idade de 11anos em Vendas Novas. Em criança acompanhei de perto os primeiros passos de Francisco Algarve, bem como de Fernando Neves.Assisti por diversas vezes aos treinos de ambos, utilizando máquinas por eles preparadas, quer a nível de quadro, bem como de motor.Guardo na minha memória, por exemplo o "fabrico" de um filtro de ar utilizando uma vulgar caixa plástica "Domplex".
Pouco tempo depois, fiquei deslumbrado com a nova mota de Francisco Algarve, nada mais nada menos que uma Montesa Cappra 250cc de 1973. Nessa mesma altura Fernando Neves adquiri uma Simonini.
No final dos anos 70, inicio dos anos 80 com o campeão Fernando Neves a não dar hipótese em relação à concorrência e nessa altura apoiado numa estrutura semi-profissional do então TEAM GOLDONI.Fernando Neves recebe de Walter Villa as motas de fábrica com o mesmo nome, nas três categorias. Destaco à altura a Villa 125 Mxa com refrigeração a àgua que esteve exposta num estabelecimento comercial de Vendas Novas antes do inicio do campeonato.
Nessa altura o seu colega Jorge Leite pilotava uma TGM 125 com motor Hiro, refrigerado a Água.
As provas da pista da Barragem realizavam-se no Domingo de Páscoa(ver foto abaixo).
O dominio das motas italianas e japonesas em 125ccc era avassalador em relação às Casal-Villa com motor refrigerado a ar.As mesmas acabavam por ser um produto descontinuado, face à concorrência.Uma particularidade dessas provas é que a maioria dos pilotos corriam nas duas classes.125cc e 250cc ou seja "Non Stop". Recordo-me nesse dia do duelo de Titãs travado entre Fernando Neves e Rodrigo Ribeiro na prova de 250cc, onde nem sequer o Mario Kalssas teve possibilidade de se aproximar de ambos. Rodrigo Ribeiro nesta prova fez "Batota",possuidor de duas Maico 250cc, teve uma avaria na 1ªManga que o impossibilitava de correr na 2ªManga.
Porém, conseguiu ludibriar os fiscais da prova e efectuou a 2ªManga com a mota de substituição. Mesmo assim, Fernando Neves foi 1ºna sua Villa Mx 250cc.
Em 1983 assisti a algumas provas do campeonato Nacional de Motocross das Categorias mais disputadas, bem como de algumas provas de 50cc e 80cc no Alto da Guerra em Setúbal, destacando-se uma mota construida por Carvalho(pai) oriundas da Gâmbia, Setúbal, em que o mesmo monta num quadro da Yamaha YZ um motor Sachs super artilhada.
Em 1984, Calado continua a receber motas Italianas a título de oferta(ex: Aprilia e Cagiva) a distribui-las pelos seus amigos entre eles Taciano Guimarães.


Rui Calapez

Domingo de Páscoa de 1981 Pista da Barragem de Pegões