domingo, 1 de junho de 2008

HISTÓRIA DO MOTOCROSS EM PORTUGAL


Sobre a Origem do Motocross no nosso País, ela data por volta dos anos 60, por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio dos Maristas à Boavista no Porto.
Começaram nos terrenos anexos ao Colégio a competir entre si, com motorizadas de então: Motom, Cucciolo, Alpine entre outras.
O Jornal de Noticias na altura fez uma reportagem sobre o acontecimento, divulgando assim a modalidade entre nós.
Também se fizeram inúmeras provas na Quinta da Pena. Mas o inicio do Campeonato Nacional de Motocross foi no ano de 1969, mais propriamente em 27 de Abril, na Vila de Queluz, na qual se inscreveram 42 concorrentes, mas só apareceram 26 e na qual se classificaram 10, entre Motos e Motorizadas.
As Motos eram das mais variadas, desde a «Ariel», «Royal»,«Yamaha» e a «Jawa», que era a única realmente de motocross, todas as outras, foram preparadas e arranjadas para a prova por Manuel de Almeida que no Sul, foi o grande obreiro dessa iniciativa.
No Norte, foi o Stand Batalha que mandou vir uma Moto para o piloto Nani, mas Motorizadas havia desde a «Honda» normal, aliás eram todas normais, a «Sachs» automática e até uma «Gó Gó» de roda pequena, na qual se iniciou o Elvino do Nascimento que veio a consagrar-se Campeão Nacional nesse ano, e assim se deu inicio ao Campeonato Nacional,no qual se iniciaram Nani, Leonel de Sousa, Elvino do Nascimento,Alfredo Tomás, Orlando Fonseca, Manuel de Almeida e José Paulo. No ano seguinte vieram António Tavares, Manuel Massadas e Abilio Fernando.
Algumas provas da época realizavam-se em Recardães-Águeda, Cabo do Mundo-Matosinhos, Vale de Grou-Águeda, Souto do Rio-Águeda e no Lidador-Maia.